×

Uma experiência de aprendizado completa

icon

Conteúdo exclusivo

5 horas de conteúdo em 10 aulas online

icon

Material de apoio

resumo das aulas, conteúdo extra, textos complementares

icon

Certificado

assista a 100% das aulas e garanta o seu

Garcia_Icons

Excelência

aprenda com quem tem mais de 40 anos de carreira

Para quem é esse curso?

Garcia_Icons

Para quem quer

olhar o passado de forma objetiva para compreender o presente

Garcia_Icons

Para quem busca

entender o panorama político mundial

Garcia_Icons

Para quem deseja

reconhecer o cenário político brasileiro

Garcia_Icons

Para quem entende

a importância da educação política para a formação cidadã

Educação Política
com Alexandre Garcia

Conheça seu professor

Alexandre Garcia acumula mais de 40 anos de atuação no jornalismo político. Natural de Cachoeira do Sul, Garcia estudou comunicação social na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) – onde foi o primeiro colocado no vestibular e presidente do Centro Acadêmico. Conhecido pelo bordão “de Brasília, Alexandre Garcia”, participou ativamente da cobertura dos maiores fatos históricos e políticos do país desde a década de 1970. Foi contemplado com 14 condecorações nacionais e uma internacional, concedida pela Rainha Elizabeth II por sua cobertura jornalística na Guerra das Malvinas. É autor dos livros: “João Presidente” e “Nos Bastidores da Notícia”, que vendeu mais de 50 mil exemplares. Após mais de 30 anos na TV Globo, Alexandre Garcia deixou a emissora em dezembro de 2018. Atualmente, é comentarista em 18 jornais e 300 rádios. Direto de Brasília, analisa e faz um debate amplo da política brasileira, o que contribui para o entendimento do panorama nacional e seus reflexos.

Você vai aprender

Por meio de relatos dos bastidores e episódios cobertos pelo jornalista ao longo da sua trajetória profissional, Alexandre Garcia irá te ajudar a compreender a importância da educação política para a formação cidadã do indivíduo. Ao longo de 10 aulas, você vai se apropriar dos conhecimentos acerca dos fatos cronológicos relevantes, se deparar com o panorama político mundial, e reconhecer o cenário político brasileiro por meio dos fundamentos e de relatos dos bastidores – referentes aos episódios presenciados e cobertos por Alexandre Garcia ao longo da sua trajetória profissional. Ao final do curso, será possível olhar o passado de forma objetiva e crítica, compreender o presente que vivemos e agir em busca do futuro que queremos construir.


Aula Inaugural | A importância da Educação Política para a formação cidadã

Com mais de 40 anos de atuação em Jornalismo Político, o jornalista Alexandre Garcia apresenta um panorama sobre o que é política e como isso se manifesta no contexto brasileiro. O curso, construído sob a perspectiva do que presenciou desde a época em que fez parte do governo Figueiredo, passa por alguns dos fatos mais relevantes do Brasil, com uma imersão conceitual e histórica que discute o papel do cidadão na estrutura política.

A partir do conceito de Democracia, Alexandre Garcia apresenta uma perspectiva histórica da formação das nações e o contexto de regimes ditatoriais. O jornalista trata ainda da Teoria Geral do Estado e de elementos do Estado, como soberania, território e povo. Durante essa aula, são discutidos termos importantes da organização política da sociedade, a diferença entre país e nação, município e cidade, entre outros.

Qual a importância das relações exteriores de um país? A aula traz um breve panorama político mundial, quais são as potências atuais e como os países em desenvolvimento mudaram nas últimas décadas. A análise aborda as mudanças políticas e econômicas relevantes nos séculos XX e XXI. Outros temas discutidos são polaridades, conflitos e movimentos de migração relacionados ao aumento de refugiados.

A estrutura política brasileira é o tema da quarta aula do curso. Como surgiu a República Federativa do Brasil e quais as diferenças e influências do estado unitário constituído durante o Império? Acompanhe a análise do jornalista sobre o cenário político brasileiro após a Proclamação da República, em 1889. Conheça os conceitos, as obrigações e a abrangência dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Entenda também a alçada de poder dos diferentes cargos eletivos: vereadores, deputados estaduais e federais, prefeito, governador e presidente da República.

Nessa aula, a organização política brasileira é discutida a partir da explicação de cargos ocupados por nomeação, quais são distribuídos por prefeitos e governadores e quais são nomeados pelo presidente. De forma complementar, são apresentados os ministros e suas funções. O panorama brasileiro continua, com o conceito de presidencialismo de coalizão e a política durante a Ditadura Militar no Brasil, além do movimento popular das Diretas Já.

Base da organização política, a Constituição Brasileira é o assunto dessa aula, que também inclui a análise dos acontecimentos políticos e econômicos mais relevantes dos governos pós-Ditadura Militar, desde José Sarney, até a eleição de Jair Bolsonaro. Entre os fatos de destaque estão o impeachment de Fernando Collor, a criação do Plano Real, o estabelecimento da reeleição para cargos executivos, ascensão e crise econômica, além das tentativas de reformas no Brasil.

A aula aborda a definição conceitual de direita, esquerda e a redefinição de acordo com o panorama atual. Conheça os principais modelos políticos e econômicos: liberalismo, neoliberalismo, socialdemocracia e socialismo. Entenda ainda as doutrinas de partidos políticos e como eles têm se manifestado quando ascendem ao poder.

Qual é a relação entre um governo corrupto e um povo corrupto? Com o tema de ética e corrupção, escândalos recentes que ocorreram no Brasil são discutidos nessa aula. A análise acompanha a reflexão sobre o envolvimento das pessoas com a política e o desejo de acabar com a corrupção.

Alexandre Garcia analisa a responsabilidade da imprensa na cobertura de fatos políticos e como identificar notícias falsas. Qual a importância da formação política em um mundo de fake news?

Na conclusão do curso, o foco está nas tendências mundiais e para o Brasil. São discutidas reformas políticas e econômicas, bem como as projeções para diferentes cenários. A relação entre a esperança do povo e a reforma política é abordada com base na importância da formação do cidadão e da participação nos processos políticos.